segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mercadante defende tema de redação e diz ainda ser cedo para comemorar sucesso do Enem

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (5) que ainda não é hora de comemorar o sucesso do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), que aconteceu no último final de semana. Para o ministro, o exame só pode ser considerado encerrado após o dia 28 de dezembro, quando for divulgado o resultado.

“Não tem nada para comemorar. A equipe tem que continuar trabalhando com seriedade e pé no chão."

Mercadante defendeu ainda a escolha do tema de redação, que surpreendeu estudantes. O tema proposto foi "O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21".

“Temos uma comissão competente que considerou, entre tantas sugestões de tema, este o mais adequado. Ele pressupõe a capacidade de articular informações e refletir sobre o momento que o Brasil está vivendo. O Brasil é um país que teve uma diáspora, mas com a estabilidade, a democracia, hoje atrai povos. Acho que é um tema bastante contemporâneo, desafiador e não previsto”, disse, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto. Mercadante acrescentou que, ao longo das questões, a prova trazia exemplos que ajudavam na reflexão sobre o tema da redação.

O Conceituando:
Concordo plenamente com o ministro, a intenção da redação é fazer o participante pensar e transcrever um conjunto de argumentos baseados em seus conhecimentos, acho que já estava na hora de acabarem com temas clichês que mais pareciam atividades de alunos de 4º ano. O ENEM, ao meu ver, está de parabéns, erros acontecem, ainda mais diante da proporção que a prova vem alcançando, entretanto de um modo geral, foi muito bem gerido, sem maiores estardalhaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário