Durante audiência pública que debateu a expansão do ensino superior para o Vale do Assu e região a deputada federal Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai se empenhar junto à bancada federal para que seja incluída no orçamento de 2014, emenda coletiva para construção do campus da UFERSA em Assu. Evento que contou com expressiva representatividade foi realizado nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Assu.Com o plenário da Câmara lotado, a deputada Fátima Bezerra, os reitores Arimatea Matos – UFERSA e Ângela Paiva – UFRN e o prefeito de Assu, Ivan Júnior debateram a expansão do ensino superior na região com destaque para a possível criação de um campus da UFERSA em Assu.
“Foi no governo popular e democrático do PT que tivemos a alegria de ampliar o ensino técnico e superior na região com a transformação da Esam em UFERSA, e com a chegada de dois IFRNs (Ipanguaçu e Macau). Por que não sonhar agora com essa expansão aqui em Assu, com a chegada da UFERSA?” questionou a deputada Fátima.
O reitor da UFERSA, Arimatea Matos apresentou dados sobre o déficit de vagas no ensino superior na região, em que mais de treze mil jovens estão fora do ensino superior e mais sete mil estão concluindo o ensino médio o que, em pouco tempo, também engrossarão essa estatística. “É por isso que estamos mais que convencidos da necessidade de ter uma UFERSA no Vale do Assu”, acrescentou o reitor que também agradeceu o empenho da deputada Fátima nesse pleito.
NoMinuto
Conceituando
Novamente gostaria de questionar as autoridades apodienses com relação a licitação de construção do Campus Universitário da UERN em Apodi, passaram-se 30 dias desde o alarmante anúncio de que finalmente em 10 dias teríamos o processo de licitação iniciado. Questiono isso pelo simples fato de que agora, a cidade de Assú estar cada vez mais próxima de um Campus Universitário Federal, caindo por terra toda a justificativa dada aos apodienses para a não implantação da UFERSA aqui.
Assú está localizada a 74 Km de Mossoró e a 37 Km de Angicos onde existem unidades da UFERSA. Já Apodi encontra-se a 80 Km de Mossoró, 74 Km de Pau dos Ferros e 39 Km de Caraúbas, portanto a desculpa geográfica não deve ser considerada a partir de então, outros fatores dever ser levados em consideração.
Seria hora de Apodi voltar a lutar por um Campus Federal? Por que somo tão passivos nos entre eleições? Onde está a sociedade civil organizada de anos atrás? Assú deve conseguir o seu propósito, e Apodi como ficará nessa situação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário