A maioria dos condutores da cidade de Apodi com certeza já se deparou com dúvidas sobre quem tem a preferência em diversas ruas da cidade, principalmente devido à falta de sinalização em muitas delas. Recentemente em conversa no Facebook surgiu a dúvida num dos principais cruzamentos da cidade que é o que se encontra em frente à igreja Matriz. O problema da falta de sinalização foi agravado principalmente pela reforma da praça em frente à igreja, e diariamente são várias as "confusões" que só não se transformam em acidente devido a baixa velocidade com que a maioria dos veículos transitam na região.
Para ajudar a desfazer a confusão, vamos recorrer ao código de trânsito. Segundo o mesmo no artigo 29, inciso III tem-se que:
Quando veículos ,transitando por fluxos que
se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá PREFERENCIA de
passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;
Logo, no referido cruzamento (em frente à igreja matriz), como não há sinalização tem-se:
1 - Caso A e C estejam transitando na via, A tem preferência sobre C. Logo, C tem que dar a preferência para o condutor A.
2 - Caso A e B estejam transitando na via, B tem preferência sobre A. Logo, A tem que dar a preferência ao condutor B.
Mas por via das dúvidas a melhor solução para evitar tantos transtornos seria sinalizar a via com placas de DÊ A PREFERÊNCIA ou PARE, que com certeza reduziria e muito a quantidade de problemas que ocorrem no local.
O Conceituando
Nenhum comentário:
Postar um comentário