quinta-feira, 4 de julho de 2013

Apodi e o sonho de uma universidade

Esta semana foi noticiado nos principais sites e jornais potiguares a inclusão de Assú no ciclo de expansão universitária federal. A cidade será contemplada com uma unidade da UFERSA, e a cereja do bolo foi o anúncio de que o curso de Medicina será implantado ali. 

Eu particularmente estou muito feliz pela inclusão da cidade de Assú no ciclo da UFERSA, entretanto fico extremamente triste por minha cidade não ser contemplada. Apodi foi as ruas, gritou, parou o trânsito, realizou enterro simbólico por uma Universidade Federal, depois de muita luta, tiraram esse sonho do apodiense, alguns alegaram indisponibilidade geográfica, já que Apodi fica a cerca de 80 Km de Mossoró e 40 Km de Caraúbas, cidades que já contam com a UFERSA. 

Acontece que Assú, está localizada à aproximadamente os mesmos 80 Km de Mossoró e cerca de 37 Km de Angicos onde também existe a UFERSA. Ou seja, somos levados a concluir que o único fator que impediu a implantação da Universidade em Apodi foi a falta de interesse político por parte de quem manda. Infelizmente não consigo encontrar outra justificativa plausível. 

UERN
Hoje, o Prefeito Flaviano Monteiro anunciou que tem uma audiência com o atual Reitor Milton Marques e o Reitor eleito Pedro Fernandes na sede da UERN, em pauta a construção do Campus da mesma em Apodi. 

Várias reuniões já foram realizadas, várias emendas encaminhadas, mas de concreto até agora nada. É uma esperança ainda viva, que tem que ser levada a sério, e pressionar autoridades deve ser o melhor caminho, pressionar princialmente àqueles que visitam nossa cidade a cada quatro anos, ludibriando e aproveitando-se do nosso povo e da sua esperança. 



De tantos deputados estaduais/federais e senadores que obtém votações expressivas na cidade, está na hora de montar uma força-tarefa com estes, para que pelo menos uma vez, paguem os votos que nos tiram.


Para finalizar, indago-lhes, por que cidade menores (como Caraúbas e Angicos) podem ter universidades federais e Apodi não? Pau dos Ferros, com uma população menor que a de Apodi (estimativa IBGE de 2012), possui Campus da UERN, IFRN e UFERSA, onde está o erro?

Um comentário: