quarta-feira, 17 de abril de 2013

A cena que todos queriam ver, deputados correndo e amedrontados

Cerca de 100 índios adentraram (alguns veículos estão utilizando a expressão "invadiram", mas se a casa é do povo eles tem todo o direito de estar lá) no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, para protestar contra a PEC 215/00, que propõe a transferência do poder Executivo para o Legislativo a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

De fato, a cena dos deputados correndo no momento da entrada dos índios é algo impagável, acredito que esse grupo fez o que o país inteiro deveria fazer, bater de frente, protestar, incomodar efetivamente essa classe que se acha intocável.
Abaixo o vídeo

Reparem que um parlamentar ainda dispara: "Isso é um desrespeito a democracia".
Desrespeito, senhor deputado, são os senhores que recebem 500 mil votos para tratar de interesses pessoais e deixar a população amíngua, desrespeito, são os senhores fazerem acordos com empreiteiras para enriquecimento próprio, desrespeito, são os senhores trabalharem pouco e receberem muito, desrespeito é o mensalão, desrespeito a democracia são os senhores que fazem o cidadão de palhaço, isso é um protesto legítimo.
Conceituando

2 comentários:

  1. desrespeito é tudo isso mesmo que vc falou.

    ResponderExcluir
  2. Concordo!
    Esta claro que o interesse em transferir a competência de homologar terras indígenas e estritamente politica e pessoal. Afinal, temos ate uma "bancada ruralista" no Congresso.
    Atualmente a demarcação de Terras Indígenas tem caráter técnico. Requer estudos antropológicos, laudos científicos e o acompanhamento de um antropólogo. Dessa forma, o Executivo apenas reconhece aos indígenas o direito originário das terras. Com a aprovação da PEC 215 a demarcação das TIs cairá nas mãos dessa dita Bancada Ruralista, (os mesmos que já lucram com o desmatamento). Passar esse poder para o Legislativo é transformar o caráter “cientifico” em “político”, deixando ao modo dos nossos representantes políticos a decisão de demarcar ou não uma Terra Indígena.
    E declarar a morte da cultura e do que resta dos povos indígenas brasileiros.
    Gostei de ver eles botando deputado pra correr!

    ResponderExcluir