terça-feira, 30 de abril de 2013

A "cultura do barulho" infiltrada no que deveria ser um Complexo Turístico

Esta terça foi noticiado em uma das maiores fontes de informações do estado, o blog Apodiário, que haverá a conclusão do Complexo Turístico do Calçadão da Lagoa de Apodi. Veja:


Analisemos a partir de agora, as reais funcionalidades do "Complexo Turístico" até então e provavelmente chegaremos a um consenso a respeito da "cultura do barulho" que encontra-se nesse local. Carros com seus gigantescos aparelhos de som em via pública - inclusive obstruindo a livre circulação - enfeitando quase que completamente a extensão do que deveria ser um espaço comum a comunidade para atração turística.

Mas talvez a minha definição de turismo não seja a mesma, dos que incentivam a tal "indústria do barulho" e sua "cultura" de exibicionismo fonológico, onde funciona uma competição não oficial de quem tem o maior som, isso porque não estou entrando no mérito da qualidade das músicas veiculadas nesses propagadores de barulho (afinal cada um tem o direito de gostar do gênero musical que mais lhe agrada).

Mais um ponto que gostaria de tocar, é que essa proliferação sonora abusiva está diretamente atrelada ao consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, existindo uma banalização até de adolescentes com menos de 18 anos apreciando livremente e em um "complexo turístico" o álcool como sendo a coisa mais normal do mundo.

O fato é que, em termos de turismo o Complexo da Lagoa é um fiasco, acredito que a ideia originalmente não era essa. Não é tão difícil mudar esta realidade, mas infelizmente hoje o que vemos ao percorrer aquele local são vários bares cultuando o barulho e o consumo de álcool.

Conceituando

Nenhum comentário:

Postar um comentário